Categorias

Livro - Pequena História da Maçonaria no Brasil

Fabricantes: Horus Alfaia
Código do produto: 0100020010012
Disponibilidade: 1
Preço: R$38,40

Livro "Pequena História da Maçonaria no Brasil", distribuído pela Editora Madras e escrito por João Ferreira Durão.

 

Paginas: 256

Descrição: Esta obra apresenta ocorrências relevantes da história da Maçonaria no Brasil, no período de 1720 a 1882. A dificuldade em registrar os acontecimentos no século XVIII, quando se acredita que seja o início das atividades maçônicas no país, deve-se à escassez de documentos comprobatórios. De acordo com pesquisadores e estudiosos, as primeiras ações maçônicas no Brasil surgiram com a característica de clubes revolucionários, porque seu principal objetivo era a libertação política do país do domínio de Portugal. Inseridos nas tradicionais Sociedades ou Academias Literárias e Culturais, que tinham por finalidade a produção de obras literárias e de outros temas de interesse cultural, os maçons atuavam secretamente contra o poder opressor. Porém, quando suas ações eram descobertas, eles eram punidos, e, nos documentos encontrados, era ateado fogo. A reconstituição da história da Maçonaria no Brasil baseia-se em relatos escritos posteriormente por personagens que viveram naquele conturbado período pré e pós-independência e que atuaram nas Sociedades Literárias ou pertenceram às Lojas surgidas no período colonial, em uma época na qual a Ordem sofria constantes perseguições. Neste livro, o leitor terá acesso a uma pesquisa, feita pelo autor ao longo de muitos anos, que está registrada cronologicamente e enriquecida com biografias sucintas dos principais líderes maçônicos no Brasil, sempre com base em documentação histórica.

Release: Esta obra apresenta ocorrências relevantes da história da Maçonaria no Brasil, no período de 1720 a 1882. A dificuldade em registrar os acontecimentos no século XVIII, quando se acredita que seja o início das atividades maçônicas no país, deve-se à escassez de documentos comprobatórios. De acordo com pesquisadores e estudiosos, as primeiras ações maçônicas no Brasil surgiram com a característica de clubes revolucionários, porque seu principal objetivo era a libertação política do país do domínio de Portugal. Inseridos nas tradicionais Sociedades ou Academias Literárias e Culturais, que tinham por finalidade a produção de obras literárias e de outros temas de interesse cultural, os maçons atuavam secretamente contra o poder opressor. Porém, quando suas ações eram descobertas, eles eram punidos, e, nos documentos encontrados, era ateado fogo. A reconstituição da história da Maçonaria no Brasil baseia-se em relatos escritos posteriormente por personagens que viveram naquele conturbado período pré e pós-independência e que atuaram nas Sociedades Literárias ou pertenceram às Lojas surgidas no período colonial, em uma época na qual a Ordem sofria constantes perseguições. Neste livro, o leitor terá acesso a uma pesquisa, feita pelo autor ao longo de muitos anos, que está registrada cronologicamente e enriquecida com biografias sucintas dos principais líderes maçônicos no Brasil, sempre com base em documentação histórica.

 

A Horus Alfaia é uma loja de produtos maçônicos completa, alem de Paramentos, esta conta também com uma grande diversidade de Mimos e Presentes Maçônicos. Confira!

Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código exibido na imagem abaixo: